top of page

Perfeccionismo virtude ou defeito?

Atualizado: 10 de jul. de 2019

Estou em dúvida, as vezes sinto como um transtorno, mas as vezes enxergo o lado bom. 

Os problemas do perfeccionismo são muitos, o que mais me incomoda é que ele me deixa frustrada e irritada quando algo fica abaixo das minhas "expectativas". Poucos conseguem atingir meus altos níveis de exigência, incluindo eu mesma na lista de quem não atinge, por isso me frusto com as pessoas e comigo, além de subestimar a capacidade do outro, o que é muito chato.


Do lado positivo tem determinação, comprometimento, esforço, uma busca de auto superação, fazer sempre melhor, isso é legal. 


Estou trazendo esse assunto pois essa semana fui reativa diante de uma situação corriqueira, falei até que Eclipsei, por conta dessa idealização da perfeição que não existe e de que tudo acontecerá como eu imaginei. 


Meditar, Praticar Yoga, estudar meu mapa Natal, fazer Terapia e Constelação me faz enxergar meus defeitos para transformá-los em sabedoria, afinal tudo aquilo a que resistimos persiste, auto observação, aceitação e uma boa dose de auto-responsabilidade são os primeiros passos para a evolução.


O ótimo é inimigo do bom! As vezes o bom é tudo que precisamos e se o perfeito se manifestar agradecemos, mas conscientes que nem tudo é perfeito.


Escolhi essa foto porque do meu ponto de vista está imperfeita na postura e uns detalhes, mas nessa análise profunda me dei conta que no imperfeito reside o perfeito, na própria palavra está escrito "im-Perfeito".


Aí essa aceitação e reflexões me trouxeram de volta ao estado de contentamento e gratidão, o estado natural.


Você é perfeccionista? Como lida com isso??


Foto @tatinolla 📷️




4 visualizações0 comentário
bottom of page